domingo, novembro 23, 2008

"Ensaio sobre a cegueira"


Fui assistir "Ensaio sobre a cegueira" com um grande amigo. Talvez o único na cidade que tivesse paciência prá assitir um filme cabeça... E então... fomos.

Corro o risco de parecer redundante, afinal, a essa altura do campeonato, devem ter milhares de sites com críticas sobre o filme, mas ainda assim, vou dizer o que penso.

Para começar, a minha visão vai ser de uma pessoa que não leu o livro inteiro (o que pretendo corrigir logo). Eu o achei muito pesado, denso e na época, lutava contra o câncer e não estava no melhor momento para lê-lo. O próprio Saramago sempre disse que o livro é violento e falava sobre a degradação social.

Fiquei pensando que palavra usaria para descrever o filme, mas não consegui focar numa só. Tensão, Ansiedade, Angústia, Choque, Impressionante, Perturbador, Inesquecível.

O filme é uma porrada. Sabe aquela sensação de que você precisa mudar algo? Não mudar sua atitude, mas talvez sua visão do mundo.

Ele é opressor, escuro e as trevas assustam e intimidam. Em vários momentos tive ataques de ansiedade, isso é raro. O filme tem que ser bom. Tem que me prender.

E aí ele nos coloca para pensar. Pensar na condição humana. Pensar em como nós somos e o que fazemos. Impacta socialmente, mentalmente, psicologicamente... Faz um convite velado para que possamos refletir sobre a sociedade. Não dá para ficar indiferente. Não dá para não sentir. Ele é cheio daquilo que não vimos. Mas que sentimos.

Fecho os olhos e fica só a sensação de podridão da sociedade. Fantástica a atuação da mulher do médico. Fico imaginando o que deve ser enxergar toda a degradação, toda destruição, ruína. As pessoas vagam na escuridão que se prenderam por anos.

Fernando Meirelles acertou em cheio ao mostrar de forma nua e crua o quanto somos selvagens quando não somos capazes de 'enxergar'. A única preocupação é resolver as necessidades básicas. Comida, bebida, sexo. Tudo isso para voltarmos ao nosso eu mais primitivo, para provar que somos apenas humanos.

É incrível como é quando se tornaram cegos é que as pessoas finalmente aprenderam a enxergar.
Que tal se a gente começasse a pensar no que estamos fazendo da nossa vida e com as pessoas? Não aceite a desmoralização da sociedade. Faça parte da mudança.

Só para finalizar, uma frase tirada do livro: "Se puder olhar, veja, se puder ver, observe."

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Blogger Uma nova vida com Cristo ( Jesus na Rua) disse...

Adorei o Blog!!!

24 de novembro de 2008 às 10:28  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial